Produzida no Brasil pela primeira vez em março de 2013, a Bodebrown Grätzer-Grodziskie foi criada para homenagear todos os descendentes de poloneses no Brasil, e em especial comemorar a Páscoa polonesa.
O Paraná é o estado com maiores influências da cultura polonesa no Brasil. Curitiba é a segunda cidade fora da Polônia com maior número de habitantes de origem polaca, superada apenas por Chicago, nos EUA.
Em setembro de 1871, chegaram as primeiras 34 famílias polonesas definitivamente no Brasil (representada por cores diferentes no nome "Grätzer" neste rótulo).
Então, o que é Grätzer? Trata-se de uma cerveja de trigo defumado com baixo teor alcoólico. Malte: 100% de trigo, cor clara levemente dourada, de baixo teor alcoólico e com aroma e sabor suave de defumado. Amargor baixo, nobre e limpo, com carbonatação mais elevada. Para entender a Grätzer-Grodziskie é necessário conhecer o malte de trigo defumado no carvalho, um dos pontos mais importantes da receita. Produzida exclusivamente com trigo malteado, o qual passa pelo processo de secagem, defumação em fogo de carvalho, ponto principal deste estilo. Lúpulo: Utilizamos o lúpulo Saaz, o qual tem raízes ancestrais do lúpulo Nowotomysky, muito usado da época. Água: Ao longo do tempo a cidade de Grodziskie foi reconhecida pela qualidade de suas águas minerais, importante para o perfil típico do estilo. Leveduras: Embora Grätzer-Grodziskie seja uma cerveja de trigo, tradicionais leveduras bávaras tipo Weiss/Weizen são totalmente inadequados para o estilo. Sendo escolhida uma levedura da região de alta fermentação, Ale, limpa.
Fabian Barcik
Grzegorz Hyla
Bernard Fila
Baltazar Gbur
Kasper Gbur
Baltazar Gebza
Leopold Jeleń
Stefan Kachel
Antoni Kania
Franciszek Kania
Andrzej Kawicki
Marcin Kempka
Filip Kokot
Błażej Macioszek
Szymon Otto
Walenty Otto
Andrzej Pampuch
Wincenty Pampuch
Bonawentura Polak
Franciszek Polak
Paweł Polak
Marcin Prudlik
Michał Prudło
Józef Purkot
Józef Skroch
Dominik Stempka
Tomasz Szajnowski
Tomasz Szymański
Szymon Purkot
August Waldera
Walenty Weber
Mikołaj Woś
Ignacy Miłek
Jakub Nalewaja